Escritas & Leituras
  • Blog
  • Contato

[Resenha] A mulher do viajante no tempo - Audrey Niffenegger

1/28/2015

22 Comments

 
Imagem
               O livro conta a história de Henry e sua mulher, Clare. Henry sofre de uma doença genética que o faz viajar no tempo sempre que submetido a fortes emoções, cansaço, estresse, piscar de luzes etc., sem poder controlar. São viagens curtas, umas mais, outras menos e ele pode tanto avançar 3 dias, quanto voltar 100 anos, nos mais diversos lugares, Ohio, Filadélfia, riacho, estrada, escola, sua própria casa. Quando desaparece pode ficar poucos minutos fora e lá em outro tempo, onde ele estava, passaram-se horas ou até mesmo dias. 

               A autora trabalha com umas ideias subjetivas que eu amei. Tem um momento em que Henry está saindo transtornado do consultório do médico que vai tratá-lo e acaba fazendo uma dessas viagens. O médico, que não acreditava e viu pela janela, sai correndo assustado. Clare, calmamente esperando no carro, fala que pelo jeito a conversa deles não terminou bem. Como o médico fica com uma cara interrogativa, sem entender como ela sabe disso, ela responde que Henry viaja no tempo quando perde o controle sobre o presente. 


          Falei já aqui no blog sobre como eu sou fascinada pelos inúmeros mecanismos que levam os personagens a fazerem tais viagens. Seja através de objetos materiais ou não, é sempre uma surpresa descobrir o que desencadeia esse transporte para outro tempo, outra realidade, outro ângulo para se enxergar a vida. 
               Nestes saltos (como Henry chama) nada viaja junto dele. Quando Clare vê suas roupas e sapatos caídos no chão sabe que Henry viajou no tempo. Até mesmo a obturação do dente cai. Nada que não faça parte dele vai junto. Isso acarreta um imenso problema, ele sempre aparece pelado nos lugares e precisa se virar para conseguir roupas já que não sabe por quanto tempo ficará lá. Já chegando inclusive a ser preso por conta disso. Isso é bem diferente das histórias conhecidas, onde geralmente os viajantes no tempo não possuem esta característica. Aliás, há muitos elementos nesse livro que tiram a viagem no tempo do clichê e lhe dá ares de uma doença mesmo. A prova de que você pode pegar um tema batido e fazer algo completamente novo. Tudo depende da sua criatividade.

               A narrativa é toda intercalada, partes contadas por Clare, outras por Henry. O que deixa tudo muito mais interessante porque você conhece o ponto de vista dos dois. O que fica e o que vai.

               A narrativa não é linear. Ou semi linear (acho que não existe esse conceito, mas tudo bem). Não temos um retorno ao passado e lá as coisas acontecem dia após dia sucessivamente, como em Perdida. Henry vai dando saltos, indo e voltando, sem seguir uma cronologia. No começo o livro é um pouco confuso, você não faz ideia de como os acontecimentos se desenrolam, mas aos poucos as coisas vão ficando incrivelmente claras. E você se pega em muitos momentos fitando a parede e pensando “ah, então era isso que tava acontecendo lá trás!”. Eu amei o estilo de escrita da Audrey. É muito madura a forma como ela desenvolve tudo.

               A história começa em 1991 que é quando Henry conhece Clare. Ela tem 20 anos e já o conhece, pois durante toda sua infância recebeu visitas dele com as mais diferentes idades. Ele a visita exatamente 152 vezes entre 1977 e 1989, porém não lembra dela no presente porque estas viagens, apesar de estarem no passado de Clare, estão no futuro de Henry.
Imagem
Página 16
Imagem
Página 17
               É legal que no primeiro encontro ela já sabe que eles vão se casar porque Henry já contou isso. Toda a história, do começo ao fim, acaba sendo uma fantástica mescla de passado, presente e futuro. Eles têm conversas muito gostosas. Até mesmo quando Henry tem, por exemplo, 36 anos e Clare 12, a conversa é inocente e ao mesmo tempo demonstra a imensa intimidade que existe entre eles. Uma delícia!

               Viajar no tempo é tratado como patologia mesmo, como o câncer é. Quando Henry faz essas viagens sente muito enjôo. Esta doença vai minando sua saúde cada vez mais. Além dessa questão tem também o eterno esperar em que vive Clare, ansiosa, preocupada, sem saber quando Henry volta, se estará machucado ou até mesmo se voltará.
Imagem
Página 9
Imagem
Página 11
               No começo, antes de 1991, Clare sempre aguardava ansiosamente as visitas de Henry e ficava muito feliz quando ele chegava. Numa dessas, Henry lhe diz que enquanto isso há uma Clare sozinha e preocupada, aguardando que ele volte. Achei legal essa ideia de que aqueles momentos de angústia a partir de certo momento são os mesmos de alegria do começo, apenas vistos por outro lado.

               O livro é todo carregado de emoção. Não mostra uma história idealizada de viagem no tempo para conhecer o grande amor, mas sim todas as alegrias e mazelas que existem na vida de qualquer pessoa. Nem tudo são flores, mas os personagens estão tentando aprender a viver com tudo isso. Compartilhando os bons momentos e tentando ser um suporte um ao outro quando as tristezas e dores fazem sua visita. LINDO, LINDO, LINDO!!! Dá até vergonha de sonhar com uma vida perfeita, nos sentimos uma menininha boba agindo assim. Passamos a sonhar em enfrentar os problemas tendo ao lado alguém que seja nosso porto seguro.

               É uma bonita visão do amor que resiste a tudo. Tudo mesmo.

               Super indico!!! Uma leitura madura, romântica e emocionante. Vale a pena!!!

               Beijo

               Até a próxima semana, com nova temática...
22 Comments
Paula Juliana
2/3/2015

Flor!!
Vim conhecer seu cantinho e encontro essa resenha linda! Já ouvi muitos elogios sobre esse livro, tenho bastante curiosidade de ler, o último que li falando de viajem no tempo - mesmo com a premissa sendo diferente - foi o Outlander! Um ótimo livro também! Parabéns pela resenha e pelo blog! Beijos

Reply
Pamella (autora do blog) link
2/4/2015

Oi Paula...
Que bom que gostou. Leia mesmo este livro que você vai gostar. É muito bom! A autora já tem um segundo romance que também trabalha com o sobrenatural. Não li ainda, mas pretendo, a escrita dela é muito gostosa. Sobre o Outlander, li críticas que também me empolgaram muito. Já trabalhei como professora de história e tudo que envolve diferentes momentos históricos me fascina.
Mto obrigada pela visita!
Beijo, ótima semana pra vc...

Reply
Driely Meira
2/9/2015

Oiee ^^
Quero esse livro já faz um bom tempo, acho que desde que o vi na bienal de sp de 2012 *-* muito tempo mesmo, mas sempre acabo me esquecendo dele, ou então o preço está um pouco alto, e acabo não comprando. Descobri recentemente que adoro histórias com viagens no tempo...haha' estou doida para ler ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Reply
Bettina link
2/11/2015

Uau, preciso dizer que amei essa capa! Fiquei bem curiosa para ler, adorei a sua resenha!

Beijos, Be
www.clubedas6.com.br

Reply
Pamella (autora do blog) link
2/14/2015

Obrigada Bettina..
Tb amo essa capa!

Beijos

Reply
Emerson David de Lima Andrade link
2/12/2015

Oi Pam!
Achei o livro um tanto quanto diferente e confesso que fiquei curioso. Não conheço muito o catálogo da suma, mas esse em particular me surgiu interesse. Principalmente na parte do mecanismo pra ativar os dons da Clare *-* Parece ser bem diferente. Vou me informar mais,

Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/

Reply
Luis Eduardo link
2/12/2015

Oi Pam,
Vi esse livro no catalogo da Suma e me interessei, parece ser muito bom, e espero que eu goste dele. Adoro livros com essa temática de viagens no tempo e a parte da doença genética me deixou curioso para saber mais sobre ela, pois amo genética <3

Bjs
Dudu
http://portalnerdss.blogspot.com.br/

Reply
Fernanda Poli link
2/13/2015

Oi, Flor! Tudo bom?
Já quero dizer que amei a maneira como você começou a resenha. Após ler Tempest, fiquei MUITO apegada a história com o tema viagem no tempo, acho maravilhoso e principalmente as mais diversas maneiras que autores retratam essa viagem.
Deve ser péssimo para ele não poder controlar não é? Você está lá, e de repente uma notícia te stressa e PUM! Você está viajando.. Ainda estou digerindo o que está acontecendo, HAHAHA!
NÃO ACREDITO QUE ATÉ AS ROUPAS DELE FICAM! Gente, fico tentando imaginar seu desespero ai chegar em um lugar e estar totalmente nu, que maldade da minha parte dar risada, mas como você disse, isso realmente quebrou todo e qualquer tipo clichê sobre viagem no tempo.
Adorei o fato dos capítulos estarem intercalados, a cada dia, tenho criado mais gosto por livros assim, acho que a mente do leitor consegue viajar muito mais na história. Estou colocando o livro na minha lista, porque depois de uma resenha dessas, é impossível não querer ler!

Beijinhos!

Reply
Pamella (autora do blog) link
2/14/2015

Leia mesmo Fernanda, vc vai gostar...
Já me falaram mto desse Tempest e eu estou louca para ler, já andei sabendo que ele tem vááários elementos que amo.. Estou lendo algumas coisas para o blog, mas assim que tiver um tempinho ele será o escolhido rs

Bjos

Reply
Fernanda Bizerra link
2/13/2015

Oiee.

Olha não conhecia essa obra e claro fiquei bem curiosa para ler. Li poucos ou quase nada da Suma, mas é uma editora que tenho vontade de explorar - risos!
A capa deste é linda e a premissa é ótima

Beijos Fê
http://www.amorliterario.com

Reply
Giovana Soares link
2/14/2015

Olá, tudo bem?
Eu sempre estou lendo maravilhas a respeito desse livro, porém ainda não tive a oportunidade de ler, a premissa me chamou a atenção mas não o bastante para eu estar desesperada atras do livro.

www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

Reply
Ana Carolina da Silva Ribeiro
2/14/2015

Nossa um viajante do tempo que aparece pelado deve ter várias cenas inusitadas no livro rsrs. Adoro livro que conheço o ponto de vista dos 2 assim não fico perdida ou me matando pra saber o que o outro pensa.
Uma visão de amor que resiste a tudo? Curiosa pra ler

http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

Reply
cila-leitora voraz link
2/16/2015

Oi Pam, tudo bem?
Como você eu gosto muito da temática de viagem ao tempo. Eu estava lendo a sua resenha, e lembrei de um filme que vi. Eu tenho quase certeza de que o filme que eu vi foi baseado nesse livro, a história é a mesma. O filme é muito bom, e realmente traz algo novo em um assunto já conhecido. Tenho certeza de que irei adorar essa leitura.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Reply
Jéssica Rodrigues
2/17/2015

Oiii
Eu só assisti o filme baseado no livro e goste, mas confesso que ficava muito agoniada quando ele voltava no tempo e até triste pela situação deles, eu não aguentaria. Eu adorei sua resenha, nela deu para perceber que o livro tem mais emoção que o filme.

Bjs
www.coracaoleitor.com.br

Reply
Simeia Silva Perpetuo link
2/17/2015

Nossa,o livro me lembrou muito um filme que assisti por esses dias,onde o cara também viajava assim do nada no tempo e aí voltava do nada também.Mas nesse filme ele morre aos 45 anos se não me engano,na noite de Natal e a filha dele que também nasceu com isso tinha visto isso no futuro dele.Chorei demais no filme e vou tentar ler esse livro pra ver se me cativará também.


bjs

Reply
Pamella (autora do blog)
2/18/2015

Bom, Simeia.. Já te aviso que o livro é carregado de emoção mesmo.. Pra vc ter uma ideia algumas coisas foram alteradas no filme pra ele ficar mais "fofinho".. Aí quem leu o livro achou o filme fraco, como eu tb achei...

Bjoss

Reply
Evelise Ciriaco link
2/17/2015

Oi Pamella!
Que resenha linda, você conseguiu me deixar muito empolgada com esse livro, que já vi várias vezes, mas nunca tinha chamado minha atenção. A visão da autora parece bem diferente de alguns outros livros que li sobre viagens no tempo, ainda mais por ser trabalhado o lado ruim das viagens... Adorei a dica!
Bjs

Reply
Pamella (autora do blog)
2/18/2015

Que bom que gostou da resenha Evelise...
Tenho certeza que irá amar o livro..

Bjoss

Reply
Joyce link
2/20/2015

menina que premissa interessantes, viagens no tempo é um tema quje chama muito minha atenção adorei saber que Henry irá voltar e conhecer novamente sua esposa. Já quero ler . Anotado a super dica.
beijos

Joyce
www.livrosencantos.com

Reply
Ana Carolina Marinho link
2/21/2015

Parece um bom livro, que bom que gostou!

Reply
Italo Teixeira link
2/22/2015

Olá, tudo bem?
Nossa, eu nunca li nada sobre viagem no tempo e adorei esse livro, ele parece ser bem intrigante, e uma leitura mega instigante. Eu adicionei-o a minha lista de desejados e espero conseguir lê-lo.
Abraços.

Reply
Suelen Fernandes link
3/5/2015

Olá!
Já tinha visto a capa desse livro, mas nunca parei para ler uma resenha. A história parece ser muito emocionante. E que passa uma mensagem linda de amor. Adoro livros que tenham algo a nos acrescentar.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

Reply



Leave a Reply.

    Arquivos

    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015

    Categorias

    Todos

    RSS Feed

Powered by
✕